Esbarrei, por indicação da @ingridstrelow, nesta blogagem coletiva da semana. O tema? COMIDAS BREGAS, sugerido pela Ly Mello (http://lymello.blogspot.com/). Consultando minha memória, lembrei daquilo que seja, talvez, o supra-sumo neste quesito: os PETISCOS DE MESA DE CASAMENTO (pelo menos os antigos, do meu tempo...)!
Comecemos pelo ARRANJO DE OVOS DE CODORNA NO ABACAXI. Este, especificamente, eu classifico como "somente para os abonados". É o Top de Linha. É o Audi dos arranjos de mesa - pelo preço dos ovos de codorna. Dependendo do tamanho do abacaxi (o casamento em que você está se metendo ou a fruta propriamente dita), o estrago é grande no bolso. Ainda, fico pensando qual a relação do abacaxi com o ovo de codorna... é algo que, na minha cabeça, não "orna"... mas tudo bem. Vantagem: como o ovo é branco, os palitos se destacam, tornando a coisa toda um ouriço ameaçador. Pouca gente chega perto, aí no fim do seu casório ele está praticamente intacto - basta colocar tudo no vinagre novamente!
Não é o seu caso? Bem, temos opções para todos os bolsos! Em segundo lugar, mas não menos prestigiado, vem o ESPETINHO DE UVAS E COPA. Este é um prato beeeeeem flexível - pode ser montado como na foto, com uvas roxas grandes, de qualidade, uma copa defumada idem e bons pedaços de provolone. Ou, se você balança o cofrinho mas as moedas não fazem barulho, substitua sem dó por uva itália, salame e mussarela.
Hum... não dá ainda? Então resta a terceira e última opção: ESPETINHO DE SALSICHA. Esse é uma obra-prima de versatilidade. A única regra é: OBRIGATÓRIO O USO DE SALSICHA. A base pode ser um repolho enrolado em laminado, uma melancia cortada no meio, bola de isopor... o resto vai da sua imaginação: pepino, azeitona, tomate cereja, queijo em cubos, mortadela, cereja (outro item de abonados)... inclusive, para definir qual será o formato final, você pode jogar com seu(sua) parceiro(a) o divertido BINGO DO ESPETINHO. Funciona assim: faça um quadriculado tipo Jogo da Velha. Em cada um dos 9 quadrados, escreva o nome de um "recheio". O(a) parceiro(a) faz o mesmo. Tirem a sorte para ver quem começa e, um a um, vão dizendo os compontentes, até formarem um espetinho com 4 recheios. Vai ficar bem legal, pois será sortido - poderemos ter espetinhos com 4 tomates cerejas, 3 azeitonas e um pepino... coisa deliciosa!
Mostrando postagens com marcador culinária. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador culinária. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
Blogagem Coletiva: Comidas BREGAS
Marcadores:
comidas bregas,
culinária,
humor
sábado, 24 de julho de 2010
Flango Flito? Não, ensopado!
Pois é... friozinho de 10 graus em Porto Alegre. Aí um grande amigo (Sérgio Albuquerque, diretor da 3Dgarage) entra no MSN e me pede uma receita que fiz há um tempo, quando me hospedei em sua casa: FRANGO NA CERVEJA PRETA. Já que estou no embalo, aí vai pra quem quer espantar o frio!Ingredientes:
2 bandejas de coxinha da asa
2 cervejas Malzbier (2 long neck ou latinha)
Cebolinha em conserva (pequena, 1 vidrinho)
Champignons (de preferência fresco; se não tiver, em conservas)
Creme de Cebola / Queijo / Aspargos
1 cebola picada
Azeite de oliva
Amendoim descascado e torrado (1/2 pacote)
Alho
Preparo:
1) Dourar a cebola e o alho no azeite de oliva, numa panela grande
2) Colocar o frango temperado na panela e fritar até dourar
3) Se a cebolinha e o champignon forem em conserva, drenar o líquido e colocar ambos numa vasilha com água quente, pra dar um ‘susto’ e tirar o gosto de vinagre
4) Colocar os champignons, a cebolinha e o amendoim junto ao frango, mexendo sempre pra não queimar
5) preprarar separadamente o creme. Use água fria e vá mexendo até engrossar. No pacote diz 1 litro, mas use um pouco menos do que isso
6) Quando o frango estiver dourado, coloque uma ou duas cervejas pretas (dependendo da quantidade de frango)
7) cozinhe por 15 minutos, coloque o creme e depois cozinhe por mais 15 minutos.
Sirva com arroz branco (fica excelente) ou macarrão.
Um vinho tinto é a pedida pra acompanhar.
BOM APETITE!!!
Marcadores:
culinária,
frango na cerveja preta,
receita
Assinar:
Postagens (Atom)


