Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas

domingo, 28 de agosto de 2011

Éramos felizes... e não sabíamos?

Com frequência e reincidência recebo aquelas apresentações de Powerpoint com 6 Mb, que amigos preocupados com nosso bem-estar mental nos enviam. E uma das que mais me chama à atenção é a que diz (variando um pouco o texto, conforme a origem) que "éramos felizes e não sabíamos". Resumindo, uma máquina do tempo nos remete aos anos 40 (ou 50 ou 60, depende), onde brincávamos o tempo todo na rua com pauzinhos e pedrinhas, andávamos por aí sem cinto de segurança, a tv possuía apenas 4 canais, e por aí vai. Ou seja, somos levados a um saudosismo forçado de uma época que nem foi nossa e - o pior - não deixou saudades! Sim, não consigo concordar com saudosistas que pregam serem os anos 50 melhores do que hoje. Nem o apelo da vida "mais natural" cola - não troco uma mesa farta de frutas e verduras, livre de salgadinhos, por tratamentos eficazes para a hipertensão arterial. Ou uma vida mais bucólica e lúdica por tecnologias que diminuem distâncias e colocam o mundo na ponta dos dedos. Ok, se você tem mais de 50, pode ter saudade de sua infância - mas ela foi a SUA infância. Que foi diferente da minha, que por sua vez é diferente daquela experimentada por meus filhos. Seus netos vivem num mundo totalmente diferente, com outras demandas, outros atrativos e outra velocidade. O mundo, cada vez mais, é um lugar melhor para se viver. Você pode pensar que não, que temos guerras, fome, escassez de recursos, divisão injusta da riqueza, etc. Mas pense no todo. A expectativa de vida só aumenta. As mais cruéis ditaduras estão ruindo, uma a uma. A tecnologia está cada vez mais ao alcance das pessoas. E a medicina está nos fazendo viver mais e melhor. Portanto, além de pensar sobre como foi boa a sua infância, pense também que seus netos estão brincando num mundo muito mais interessante.

6 comentários:

  1. Muito bom, Paulo! Já havia pensado sobre isso também, em como as pessoas são (ou são levadas a ser) saudosistas; como se o ano xpto fosse melhor que um outro qualquer.
    É bem como você disse: "Ok, se você tem mais de 50, pode ter saudade de sua infância - mas ela foi a SUA infância. Que foi diferente da minha, que por sua vez é diferente daquela experimentada por meus filhos."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguém um dia afirmou que a única coisa que existe é o presente. Do passado sentimos saudade e do futuro, apenas ESPERAMOS. O resto é viver o agora! Abraços!

      Excluir
  2. Éramos felizes, sabíamos, éramos crianças e não é do tempo que sentimos falta, é da infância, essa época em que com sorte, pouco ou nada nos pesa. Não é saudade do tempo, é saudade de nós. Cheguei aqui pela indicação da Silvia. Muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa, obrigado! Vejo meus filhos brincando com tudo que existe de tecnológico hoje, à disposição (sem falar, claro, na variedade de brinquedos) e sinto uma pontinha de inveja. Mas aí lembro das árvores que eu podia subir e isso passa! Abraços!

      Excluir
  3. eu acho o saudosismo valido ! nao que tenhamos de voltar no tempo e viver o misere da epoca. é algo interno e pessoal, lembranças que te remetem a uma outra epoca e nos faz sonhar acordado.

    eu gostei demais da minha infancia e se pudesse voltar curtiria com mais vontade de nao desperdiçar.

    temos realmente um padrao de vida melhor, mas ao mesmo tempo tambem desenvolvemos a "descartabilidade" e a avidez do capitalismo. esses dois itens viraram lei em tudo. temos mais qualidade de vida sim, mas em compensaçao muitas coisas hoje existem apenas para gerar dinheiro e ser descartavel. veja o caso das musicas atuais, tudo um lixo ! veja a saude, pagamos plano e temos qualidade de atendimento pior do que a 30 anos atras. e dai vai ver que nao adianta ter medicina de ponta se vc nao tem um plano bom. antes a saude era acessivel a todos e nao existia plano de saude.

    e por ai vai......tem muita coisa boa do passado que esquecemos porque atualmente essa coisa é apenas mais um problema no nosso corriqueiro dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudade é ótimo. Sempre gosto de pensar que devemos ter um pé lá e um pé cá - lembrar do passado com carinho e curtir o presente o mais intensamente possível. Abraços!

      Excluir