Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Crescer é Libertar-se

Hoje escrevi na agenda da minha filha um recado para a professora. Escrevi que me colocava à sua disposição para proferir uma palestra sobre "Reciclagem e Meio Ambiente". Esta palestra é oriunda do tempo em que fui estagiário no Projeto Tamar.

Aí começou o choro e ranger de dentes.

Foi para o quarto dela resmungando e choramingando, dizendo que "não queria mostrar pra profe" a agenda. Já havíamos conversado em outras oportunidades sobre esta palestra e como eu gostaria de fazê-la. E em todas estas oportunidades ela mostrou sua contrariedade: porque era envergonhada, porque iriam zombar dela, porque eu iria chamá-la para fazer algo lá na frente. Confesso que nestas oportunidades, não entendendo muito bem o ponto de vista da pequena, tentei forçar a barra. Vou fazer a palestra sim, e PRONTO! Só que hoje percebo que não podemos, de forma alguma, tentar moldar em nossos filhos características nossas que, em NOSSO ponto de vista, são bacanas, importantes ou vitais. Deixemos que eles mesmos decidam se querem ou não se expor, se querem ou não que demonstremos nossas habilidades para seus colegas, se querem ou não forjar sozinhos alguns pontos de suas personalidades.

Assim, hoje, disse à ela: filhinha, se quiseres mostrar pra profe o recado, tudo bem. Se não quiser, tudo bem também. O papai queria dar essa aula pra vocês porque foi algo muito legal que ele fez e que gostaria que tu e teus colegas pudessem saber que existe algo assim. Mas se não puder dar esta aula na tua escola, ok. Tenho certeza que em outra oportunidade eu farei isso.

Já saindo do carro, ainda me perguntou: "Tu não vais ficar chateado se eu não mostrar, né?"

Não. Não mesmo. O que me chateia é ver o tempo passando, escorrendo dia a dia pelos dedos, na figura de filhos que estão crescendo.

2 comentários:

  1. Muito bom cumpadre. Mas o ponto que eu mais gostei foi o NAO!!! Esse estava demais!!! Concordo perfeitamente.

    ResponderExcluir
  2. Legal, prima! É o nosso desafio do dia-a-dia, criar esses baixinhos para serem adultos legais!
    Super beijo

    ResponderExcluir